O machismo nosso de cada dia


Image

Marcha das Vadias 2012.

Essa semana tá rolando pelas redes sociais a divulgação de uma pesquisa feita pela idealizadora da campanha Chega de Fiu Fiu. A pesquisa, parte da campanha, entrevistou quase 8 mil mulheres e encontrou um percentual de mais ou menos 99% de mulheres que dizem já ter ouvido/sofrido algum tipo de cantada/assédio verbal ou físico nas ruas.

Bem, sobre a pesquisa e a campanha você pode ler aqui e aqui. O que me motivou a escrever esse post não foi explicá-la em si, mas sim compartilhar uma situação que aconteceu comigo no ano passado.

Numa tarde de calor, vestia uma blusinha tomara que caia e uma calça larga, mas que sim, marca um pouco o desenho do meu corpo. E friso esse detalhe antes que me digam: “mas você usava uma roupa provocante?”. Se ela era provocante ou não, não me importa. Uso o que eu quiser. Podem olhar, podem achar bonito, podem achar feio. Mas eu uso o que eu quiser e fim de conversa. Não tem essa de “saia curta demais”, “blusa decotada demais”.

Enfim, o fato é que naquele dia fui a um shopping próximo à minha casa, onde também tem um mercado, e antes de fazer as compras que minha mãe tinha pedido, resolvi dar uma volta e olhar as vitrines. Até que ouço um “oi, tudo bem?”. Educada, olhei e respondi, imaginando até que pudesse conhecer aquele homem de algum lugar, pois me acontece muito de me esquecer da fisionomia das pessoas. Só de olhar para ele, quando respondi, percebi os seus olhares me despindo. Senti nojo, asco. E percebi que minha educação tinha sido, para ele, uma resposta a algum tipo de paquera. E o mais louco foi que eu não consegui simplesmente me virar e ir embora. Era como se, no fundo, eu imaginasse que tinha sido uma impressão errada, e que eu de fato o conhecia de algum lugar.

Então, ele continuou o diálogo dizendo que queria que eu o acompanhasse “até ali” pra conhecer um amigo dele. “Meu filho, que amigo? Tá maluco?”. Obviamente, eu disse que não, que não ia a lugar nenhum, e aí sim saí andando, já ciente de que se tratava de uma paquera imbecil.

Neste ponto eu já estava incomodada, mas até aí tudo bem, era só um cara dando em cima de mim (no meio do shopping. Oi?) e eu dando o fora nele. Não que eu ache isso ideal, mas as pessoas se xavecam por aí, e contanto que não haja invasão e falta de respeito, ok. E de fato, até aquele momento, apesar dos olhares nojentos, ele não tinha de fato me desrespeitado. Só que tudo piorou muito quando, ao sair andando, ele veio atrás de mim, fazendo perguntas, querendo saber por que eu estava ali, o que ia comprar. Eu tentava ignorar, apenas dizendo pra ele sair dali, que já tava me enchendo o saco. Mas ele insistia e ficava falando mole, dizendo que o amigo dele, que “estava ali”, queria me conhecer, e que eu era muito linda e blá blá blá. E eu dizendo “sai daqui, me deixa em paz” e ele continuando a me perseguir. Até que comecei a gritar “você vai parar de me seguir ou eu vou ter que chamar a segurança??”, “Sai daqui!!! Me deixa em paz!!!” e então foi só aí que ele se mancou, percebendo que as pessoas começaram a olhar, e parou de andar atrás de mim.

Fui ao mercado, apavorada, olhando para todos os lados, para me certificar de que ele não estava à espreita. No estacionamento, coberto e deserto, corri pro carro com medo de ser surpreendida e finalmente, estuprada. Foi a pior sensação da minha vida.

Para ele, certamente, o que fez não foi um ato de violência. Era só uma paquera numa tarde de dezembro quente. Qual o mal disso, sua louca? O mal disso, amigo, é que a partir do momento em que eu disse “não, não quero conhecer seu ‘amigo'”, e que você ficou andando atrás de mim, isso foi sim uma violência. Pode não ter sido um estupro, pode não ter sido uma agressão verbal à là “te chupava toda”, mas você ultrapassou uma barreira simbólica muito importante, que foi o meu “não”. Tivesse parado no momento em que eu disse a primeira vez, eu teria lidado com o fato de uma forma leve, pensando “é cada um que me aparece…”. Mas a sua insistência, os seus olhares, o fato de você me perseguir pelo shopping, isso constituiu sim, pra mim, uma forma de agressão. Eu me senti acuada, observada, fragilizada. E se isso não é violento, não sei mais o que é.

Algumas amigas dirão que eu estou exagerando. Que isso não é o mesmo que estupro. E de fato, não é o mesmo que estupro. Mas o princípio é o mesmo: ele ultrapassou uma barreira que não deveria ter ultrapassado. E ele só fez isso porque é homem e eu sou mulher.

Homens e mulheres, na sociedade machista em que vivemos, acham esse tipo de situação normal. Minha própria mãe, naquele dia, fez piada com o assunto: “olha lá, arrasando corações no shopping!”. Fiquei muito triste com esse comentário e chegamos mesmo a ter um leve desentendimento. Mas, finalmente, ela compreendeu o que eu senti e não fez mais esse tipo de brincadeira. Infelizmente, contudo, isso foi só mais um exemplo do modo como a nossa sociedade trata as mulheres: como um objeto digno de todo tipo de intervenção. E isso vai de uma simples baliza que uma mulher, “claro”, é incapaz de fazer (jogue a primeira pedra a mulher que nunca passou pela situação infernal de ter um homem guiando a baliza: “vira, vira, vira! Isso! Volta, volta, volta!”) até a mais cruel realidade dos estupros.

Enfim, isso foi só uma reflexão, provavelmente cheia de contradições e dificuldades. Afinal, também cresci e vivo numa sociedade machista. E me livrar dessa educação é um trabalho que faço diariamente e que todo mundo deveria fazer.

Imagem daqui.
Anúncios

Uma ideia sobre “O machismo nosso de cada dia

  1. Linda Cordoba

    A violência contra as mulheres é algo que sucede em toda america latina ,ainda seguimos sem ser o suficientemente valorizadas por toda a sociedad.pero tudo começa desde a educacion que se dá em casa.
    Se os pais não educam a seus filhos no respeito e a igualdade,dificilmente vão poder entender que uma mulher se respeita e se valoriza

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s